QUERO FALAR COM CONSULTOR

Manual de treinamento para equipe de um restaurante!

Por que fazer treinamento para equipe de um restaurante? 

O treinamento para equipe de um restaurante é um dos fatores determinantes para fazer o seu cliente voltar! 

Isso mesmo! É necessário que o local promova treinamentos frequentes para capacitar o time a entregar uma qualidade cada vez melhor.  

Atitudes como essa fazem diferença para o nível da prestação do serviço e da especialização de seu restaurante. 

Se o estabelecimento serve gastronomia francesa, por exemplo, será necessário que os atendentes e cozinheiros tenham o domínio da culinária e dos sabores oriundos da França.

Buscando ajudar a você, a gente preparou este manual completo de treinamento para equipe de um restaurante!

E se você quiser um material complementar, baixe o e-book de 11 Dicas para Melhorar o Atendimento do seu restaurante. Clique no banner abaixo e adquira gratuitamente! 

Qual a importância de um bom treinamento?

Restaurantes estão cada vez mais cheios de clientes exigentes. Seja na especificidade do sabor ou no modo em como são tratados nos restaurantes. 

Para fidelizá-los, é importante atender a estas necessidades, sempre. Garçons, gerentes, cozinheiros e faxineiros, estão sempre em contato com a clientela e fazem parte da imagem do seu restaurante, da primeira impressão do freguês.

Utilizar um sistema de áudio para a comunicação dos garçons, por exemplo, pode ser um diferencial, já que vai agilizar todos os processos de demandas. 

Usando a tecnologia ou não, é necessário haver um treinamento para equipe de um restaurante. 

Busque por cursos ou materiais na internet que consigam ajudar você nesta questão. Lembre-se que isso vai refletir muito no seu atendimento e, consequentemente, no lucro. 

Como fazer um bom treinamento para a equipe de um restaurante?

Nos dias de hoje, quem disponibiliza treinamento para equipe de um restaurante está sempre na frente da concorrência. 

Quem se preocupa com o serviço prestado, tem vantagem na hora da escolha dos consumidores.

Por isso, priorizar as áreas mais fundamentais do funcionamento de um restaurante é importante. 

Então, a gente detalhou quais são as setores que mais merecem atenção dos gestores na hora de promover treinamentos, confira:

Segurança

O segredo do bem-estar de muitas empresas está no nível de segurança disponibilizado para os funcionários. 

Principalmente no ramo alimentício, saber as diretrizes sanitárias e os protocolos de segurança são fundamentais para o sucesso do restaurante.

É necessário que um cozinheiro mais experiente, por exemplo, detalhe como são os procedimentos e manejos de ingredientes e utensílios relacionados à cozinha. 

Para que todo o time trabalhe em equipe, é preciso ensinar passo a passo para todos os funcionários. 

Além disso, infraestrutura deve estar preparada para qualquer tipo de adversidade. 

Então, sinalize objetos que são quentes para as mãos, coloque placas no chão quando este estiver molhado, certifique-se que o encanamento está em boas condições, entre outras medidas.

Higiene

A Anvisa estabelece diversas regras obrigatórias para qualquer restaurante poder funcionar, sob pena de multa caso haja o descumprimento. 

Algumas destas normas são bem específicas, então, vale compartilhar o manual de regras da sua cidade com os funcionários, para que todos entreguem o mesmo atendimento para todos os clientes.

Existe todo um universo dentro do seu estabelecimento que merece atenção, não adianta focar somente no treinamento para equipe de um restaurante e esquecer do restante. 

Para ajudar você nisso, veja abaixo o vídeo com a algumas dicas da Adriana Lara, consultora e instrutora em ferramentas de gestão da qualidade e segurança alimentar. 

Atendimento

Já falamos aqui que o treinamento para equipe de um restaurante vai impactar diretamente no atendimento. 

E com o serviço prestado pelo restaurante, é importante ter muita atenção em 4 regras básicas: 

1. Nunca discuta com um cliente

Você já deve ter ouvido aquele ditado que “cliente sempre tem a razão”, não é? E isso é a maior verdade. 

Respeitar a opinião e a presença do cliente é o principal ato para tratá-lo com a cordialidade que ele merece. 

Mesmo que você discorde do que ele está falando, não vale a pena contrariá-lo na mesa, pois ele está em seu restaurante, justamente, para se divertir e falar o que pensa. 

É claro que, também, não dá para tolerar ofensas. Caso aconteça algum episódio deste tipo, comunique o gerente ou o proprietário para que providências sejam tomadas. 

2. Seja paciente e tranquilo

Ao fazer um atendimento, muitas vezes, o funcionário está com um pouco de pressa e quer tomar os pedidos o mais rápido possível.

No entanto, o cliente não está apressado. Geralmente, ele está em uma situação de lazer, sem preocupações com o horário. 

Por isso, deixe-o tranquilo. Seja paciente e ajude em algumas dúvidas respondendo com educação.

Se for a primeira vez do cliente no seu restaurante, dê dicas sobre os melhor pratos para escolher, por exemplo.

Lembre-se que, não importa qual seja a sua dúvida, a Saipos pode ajudar, especialmente em relação a sua clientela.

Foi pensando nisso que criamos o e-book de 11 Dicas para melhorar o Atendimento de um restaurante. Baixe agora o material gratuito, é só clicar no banner abaixo! 

3. Tenha atenção nos detalhes

Um bom garçom tem que ser atencioso e sempre estar um passo à frente do cliente. Ter um conhecimento profundo do cardápio é fundamental para que se possa fazer sugestões e se mostrar confiável e proativo. 

Então, gaste tempo entendendo o tipo de produto que você trabalha. 

É sempre bom observar quais são as preferências e reações dos clientes ao fazer o pedido.

Dê dicas, sempre, sobre o tamanho das porções, quais ingredientes fazem parte da receita e etc.

Esteja presente no campo de visão do cliente. Ninguém quer ficar minutos tentando chamar um garçom na mesa, quando necessário. 

4. Saiba resolver problemas

Nem todos os problemas da rotina de um restaurante conseguem ser resolvidos pelo gerente ou pelo proprietário. 

Esteja preparado para conseguir resolver possíveis conflitos durante o expediente. Assim, você vai poder economizar tempo e estresse.

Dar uma conversada com seu superior é uma boa dica para saber como reagir em situações difíceis. 

Estabeleça padrões para os atendimentos

Cada funcionário tem uma função diferente dentro de um restaurante, mas todos com a mesma importância.

Ter uma equipe fechada que trabalha junta é um grande auxiliador para o funcionamento do estabelecimento. 

Portanto, é indispensável que os colaboradores sejam treinados com normas. Seus colaboradores devem ser sérios e profissionais o tempo inteiro! 

Padronize as vestimentas 

Um uniforme bonito e funcional transmite uma boa imagem para quem é consumidor. Então, logo após de dar o treinamento para a equipe de um restaurante, se atente a este detalhe. 

Se o seu estabelecimento serve jantares para casais e famílias, por exemplo, aposte no uso de roupas com cores mais escuras, que não chamem atenção. 

Usar um uniforme é sinônimo de segurança e higiene. Também ajuda a diferenciar quem são os funcionários da casa e reflete a marca do restaurante. 

Padronize uma linguagem adequada

Do que adianta tudo estar bonito esteticamente, se a linguagem destoar? 

Não é necessário um tratamento formal, porém, uma linguagem padrão, em que todos entendam, evitando o uso de gírias e palavrões, é fundamental. 

Se o restaurante recebe clientes estrangeiros, é legal que alguns funcionários saibam falar outros idiomas.

Um outro aspecto importante é a pronúncia correta dos nomes dos pratos. Caso o estabelecimento sirva pratos franceses, alemães ou ingleses, caprichar na pronúncia ajuda na “venda” da refeição.

Atente para a postura corporal

Os responsáveis pelo atendimento precisam aprender a se posicionar de maneira correta no salão, com o olhar atento, o corpo ereto e sem se escorar em móveis ou cadeiras.

Para algumas atividades, como servir os pratos, é necessário que o garçom tenha “intimidade” com a bandeja. 

Assim como, a cozinha deve ter prática no preparo dos alimentos e o pessoal da limpeza deve conhecer as regras de higienização, principalmente nestes tempos de pandemia.

Disponibilize treinamentos para vendas

Ser um bom vendedor também é um agregador para a fidelização de clientes em um restaurante. 

Se um garçom tiver boas habilidades de venda, com certeza, ele vai fazer o cliente consumir mais produtos e voltar mais vezes, aumentando o lucro do restaurante. 

Estimule o desenvolvimento pessoal

Capacidades como empatia, cooperação, inteligência emocional, proatividade, capacidade de decisão, entre outras, são habilidades que podem ser desenvolvidas pela equipe de um restaurante. 

Por isso, também é válido investir em treinamento para equipe de um restaurante que vão além das questões puramente operacionais da rotina de um restaurante. 

Ao desenvolver atividades diferentes, também estamos pensando na saúde mental dos colaboradores. 

Um dos quesitos mais importantes para ter todos os funcionários engajados no mesmo “pique” é a motivação. Trabalhadores motivados têm performances incansáveis. 

Ajude os novos funcionários

Muitas pessoas têm sua primeira experiência no mercado de trabalho em restaurantes. Ninguém é obrigado a nascer sabendo de nada, não é mesmo?

Então, é fundamental ensinar com paciência os novos funcionários, principalmente os mais jovens. 

Ensine quais são as principais demandas, o que deve ser feito em cada etapa e dê feedbacks frequentemente para que o trabalho seja otimizado. 

No início de cada jornada, dar bons elogios ajudam na motivação do pessoal! 

Estabeleça uma rotina de treinamentos

Os seres humanos aprendem muito quando fazem determinada atividade várias vezes. A repetição é uma das aliadas para o aprendizado.

Todas as equipes devem passar por treinamentos frequentemente, mesmo as mais experientes. Assim, há uma troca de experiências com entre os novatos e os mais antigos. 

A harmonia nos bastidores de um restaurante faz a diferença para que tudo funcione de forma adequada. 

 

Resumo

Guia de atendimento para restaurante! Baixe grátis!