FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Vendas de Natal: Seu restaurante está preparado?

Como aumentar as vendas do seu restaurante no Natal?

Para aumentar as vendas de Natal no seu restaurante ou delivery é necessário seguir algumas estratégias específicas que podem trazer resultados positivos.

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para você inovar e ter ideias para vender no Natal.

Entender o que o público procura nesta época, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, é uma estratégia que pode fazer seu restaurante render dinheiro.

Saber se adaptar à atual situação em que vivemos, e lucrar com isso, é o que deve estar na mente de todo empreendedor do ramo da alimentação.

O que fazer para vender no Natal? Quais os pratos e sobremesas mais famosos nessa data? É possível vender uma ceia para o Natal?

Muitas dúvidas, não é mesmo? Mas calma, pois a Saipos preparou 10 dicas que podem ajudar bastante nesta época do ano para você estar preparado para suas vendas de Natal. 

E não esqueça de baixar o e-Book de Dicas para divulgar restaurante e aumentar as vendas. Aperte no banner abaixo e faça download grátis!

1. Crie e ofereça pratos natalinos

As comidas e sobremesas natalinas são as atrações principais desta data comemorativa, através delas é possível ter mais ideias para vender no Natal.

Portanto, o bom dessa data é a grande variedade de opções de pratos típicos natalinos com os quais você pode ganhar dinheiro, como:

  • Peru assado;
  • Chester;
  • Salada de bacalhau;
  • Pernil;
  • Tender;
  • Rabanada;
  • Salpicão;
  • Chutney;
  • Arroz à grega.

Isso tudo sem contar com as sobremesas que podem fazer você lucrar nas vendas de Natal, como biscoitos enfeitados, panetones recheados e bolos temáticos.

Dessa maneira, se você já tem um delivery é só incluir as opções no seu cardápio, com uma seção especial para esta ocasião.

Mas para aqueles que ainda não têm, também há chances de lucrar um dinheiro extra fazendo essas opções para vender apenas nessa época.

2. Personalize seu cardápio online

Caso você queira celebrar o Natal no seu delivery de jeito mais chamativo, pode personalizar seu cardápio online com a temática natalina.

Suas vendas de Natal podem aumentar com essa opção, personalizando a logo com um gorrinho ou decorando as fotos com temas natalinos.

Dessa forma, são esses detalhes que chamam a atenção e conquistam as pessoas, pois é uma maneira de demonstrar o cuidado e a atenção em oferecer a melhor experiência ao cliente.

3. Crie produtos presenteáveis

O Natal, além de ser uma data especial, também remete a dar e receber presentes.

Portanto, é uma ideia muito boa para suas vendas de Natal criar produtos presenteáveis, pois não há quem não goste de receber algo delicioso para comer. 

Então, as opções de comidas para dar de presente fazem sucesso e podem atrair muitas vendas. Aqui vão algumas dicas para você:

  • Panetones Gourmet, com recheios diferenciados;
  • Kit de brigadeiros gourmet, ou trufas, em embalagens temáticas; 
  • Panetones e bolos no pote;
  • Cones trufados;
  • Kits de Natal, com diferentes doces;
  • Pão de mel;
  • Cookies e biscoitos enfeitados.

Ah, e não esqueça de divulgar nas redes sociais para que seus clientes saibam da novidade! Aposte na divulgação!

4. Presenteie seus cliente com brindes

Quem não gosta de receber mimos? Então, para suas vendas de Natal, você pode presentear seus clientes.

Isso ajudará a fortalecer e fidelizar o relacionamento com os clientes do seu restaurante ou delivery.

Sendo assim, aproveite o clima de Natal para enviar brindes. Não precisa investir em nada caro, pode ser até mesmo um bombom com uma mensagem escrita à mão.

Isso será simbólico e você verá que seus fregueses vão adorar, podendo até mesmo divulgar nos stories do Instagram e marcando sua página.

E lembre-se: um cliente satisfeito é a melhor propaganda para o seu restaurante!

5. Faça sorteios

Realizar sorteios sempre é uma estratégia boa para suas vendas de Natal, pois pode atrair novos clientes.

Esse método é bastante popular nas redes sociais hoje em dia, muito usado em diversas datas comemorativas, e no Natal não ia ser diferente.

Existem várias formas de fazer um sorteio, você poderá escolher aquela que seja mais viável para o seu restaurante ou delivery.

A mais prática, porém, é a divulgação de um banner nas suas redes sociais, pedindo que os usuários comentem, curtam e compartilhem, além de marcarem os amigos.

Dessa forma, o sorteio pode ser realizado em algum site online, existem vários disponíveis na web, mas cuidado para escolher um confiável. 

6. Crie cupons de desconto

Aqui está uma estratégia infalível para suas vendas de Natal: cupons de desconto.

Isso porque um cliente fica sempre tentado a fechar um pedido quando se tem um bom desconto.

Então, ofereça cupons e divulgue nas redes sociais, e-mail e SMS marketing do seu restaurante ou delivery.

7. Faça promoções de Natal

Uma boa promoção pode fazer suas vendas de Natal aumentarem muito!

Isso porque nesta época as pessoas pretendem comprar bastante, mas sempre economizando o máximo de dinheiro.

Então, para atrair a clientela é válido fazer vários tipos de promoções no seu restaurante ou delivery, como:

  • Combos;
  • Leve 2 pague 1;
  • Promoção do dia;
  • Compre e ganhe um brinde;
  • Prato do dia especial.

Entenda o que seu público-alvo consome e crie essa estratégia para de final de ano e começa a lucrar o quanto antes!

8. Decore seu restaurante para o Natal

Caso você possua estabelecimento físico, é válido enfeitar seu restaurante com tema natalino.

Isso sem dúvidas é um atrativo para clientes antigos e novos, pois rende curiosidade e fotos.

Não é necessário gastar rios de dinheiro com a decoração, basta criatividade e boa intenção. A dica é já guardar os apetrechos para o Natal do próximo ano, para reutilizar.

Você pode montar uma árvore de Natal com enfeites coloridos. Ou melhor: no Google, você encontra diversas ideias de árvores natalinas criativas e diferentes.

Elas mesclam o tema natalino com os produtos ofertados no restaurante. Tem árvore de sushis, de cupcakes, de garrafas de vinho… é só soltar a imaginação!

Coloque luzinhas de Natal na entrada do estabelecimento! Isso será um charme e chamará bastante atenção para seu espaço.

Além disso, sua equipe também pode entrar no clima natalino. Eles podem usar gorrinhos de Natal, ou invista num figurante de Papai Noel para tirar fotos com as crianças. 

Outra dica simples e fácil é usar toalhas e arranjos de mesa com temas e tons natalinos. Toalhas vermelhas ou verdes e velas de natal como decoração são uma boa pedida.

9. Esteja preparado para receber os atrasados do Natal!

Não são todos os restaurantes que decidem abrir nesta época, mas se você for um desses, prepare-se para receber os famosos atrasados do Natal.

Eles são as pessoas que, por diversas razões, não tiveram tempo ou esqueceram de fazer as compras para a ceia, mas não querem deixar de celebrar.

Também há aqueles que preferem sair para jantar com a família ao invés de realizar a ceia em casa.

Esteja preparado de acordo com todas as normas exigidas para conter a pandemia! Evite ocupar todo o espaço e comunique isso para os clientes. 

Distribua álcool gel e higienize bem seu espaço, além de manter as mesas distanciadas.

10. Personalize as embalagens

A última dica serve para deliverys: personalize suas embalagens com o tema de Natal.

É um detalhe de apresentação que é um diferencial para deixar seu cliente no clima natalino, além de ser uma atenção e cuidado com sua própria marca.

Dessa forma, um pedido entregue em uma sacola branca não causa o mesmo impacto do que uma embalagem especialmente preparada para a data comemorativa.

Basta um recadinho e um brinde simbólico para fazerem toda a diferença.

11. Conte com um sistema para restaurante

Não é só no final do ano que você deve se organizar e controlar as atividades do seu restaurante.

Isto precisa ser uma prática contínua, até porquê ignorar este fato pode fazer o negócio fechar. Evite dores de cabeça com um sistema para restaurante.

Mas o que ele pode fazer pelo meu estabelecimento? Sabe aquelas tarefas operacionais chatas, como controle de estoque, fechamento de caixa e fluxo de caixa? Tudo isso é automático no software.

Já para quem trabalha com delivery, além do foi dito acima, é possível fazer o controle de motoboys e monitorar os pedidos por meio de um gestor. 

Ficou intressado? Aperte na banner abaixo e conheça mais sobre o Sistema para Restaurante da Saipos. 

 

 

Resumo

Baixe agora: Dicas para Aumentar as Vendas!