FALE COM CONSULTOR SAIPOS

Benefícios de um sistema para restaurante nas vendas delivery

Benefícios de um sistema para restaurante nas vendas delivery

Se você trabalha com vendas delivery no segmento de restaurante, certamente sabe que até chegar nessa etapa, precisa fazer muitas outras darem certo.

No entanto, estratégias de marketing, atendimento, cuidados com a entrega e detalhes mais simples, provavelmente já são conhecidos por você.

Pensando nisso, a SAIPOS preparou este artigo para te mostrar algo diferente que tem impacto direto com as suas vendas e vai turbinar a lucratividade do seu negócio de comida online.

Continue lendo e saiba mais sobre os benefícios de utilizar um sistema para restaurantes no seu delivery!

Veja o que você vai encontrar por aqui:

  • Estoque a favor das vendas delivery;
  • Vendas delivery através de integrações;
  • Marketing gratuito;
  • Atendimento prático e assertivo;
  • Clareza de resultados;
  • Precisão e redução de falhas;
  • Vale a pena investir em um sistema para restaurante?;
  • Como fazer uma boa escolha de sistema para delivery?;
  • Sistema para Delivery da Saipos.

Benefícios de um sistema para restaurante nas vendas delivery

Um sistema para restaurante é o braço direito de qualquer estabelecimento gastronômico, seja ele uma hamburgueria, pizzaria, sushi, enfim, não importa. 

Qualquer negócio de alimentação precisa de um sistema automatizado para gerir os processos do seu estabelecimento. 

Com certeza você passou por problemas na hora de preparar os pedidos, atrasos na entrega, dificuldades na gestão da equipe e no controle financeiro do negócio.

Por isso, vamos mostrar algumas etapas de funcionamento do seu negócio que podem ser impactadas com esta ferramenta, confira!

1. Estoque a favor das vendas delivery

Na maioria dos restaurantes de online delivery, o objetivo principal sempre está relacionado a aumentar as vendas.

No entanto, para que essa ação seja eficiente, e não um motivo para conflitos, é necessário manter o estoque de produtos sempre atualizado.

Isso porque, quanto mais se vende, mais é necessário armazenar ingredientes no estoque. 

Parece simples, visto que basta manter o estoque abastecido e tudo ficará sob controle. Mas não é bem assim.

Com o aumento no volume de vendas, fica praticamente impossível controlar as entradas e saídas, e por isso, um sistema para restaurante faz toda a diferença.

Quando se pode contar com um software destes, várias facilidades surgem neste segmento.

Como exemplo de melhoria nesse ponto, podemos citar a perspectiva de vendas, projeção de novos pedidos, planejamento, produtos mais pedidos e menos pedidos.

2.Vendas delivery através de integrações

Para ter um grande volume de vendas delivery, é indispensável utilizar as plataformas de marketplace, como Ifood, Rappi, Uber Eats e outros.

No entanto, para poder atuar dentro dos diferentes apps, é fundamental ter o apoio de um sistema que faça integração.

Sem estar integrado com as plataformas de entrega de comida, você precisará monitorar os pedidos de acordo com o meio em que foram feitos, o que limita o uso dos marketplaces.

Isso porque, fazer vendas delivery em muitos espaços costuma ser pouco prático, pois é comum que aconteçam vários atrasos, já que não se tem todos os pedidos reunidos em uma única tela.

Com uma integração que seja eficiente, como a da SAIPOS, você se  livra do conflito de precisar ficar de olho em vários monitores. 

Isso acontece porque todas as informações que a sua cozinha precisa estão em um lugar só.

3. Marketing gratuito

Como já falamos, quando se tem um sistema para delivery que faça integração, é possível aproveitar melhor as possibilidades que as diferentes plataformas oferecem.

Com isso em mente, fica claro que estar presente em qualquer aplicativo de entrega de comida que o cliente procura, aumenta muito as suas chances de vender.

Apesar de estar vinculado a estas plataformas representar um gasto mensal, o marketing que vem através delas é gratuito.

Mas você sabe porque isso também pode ser considerado um marketing? Então vamos lá. 

Sabemos que o digital está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e o delivery não para de crescer, principalmente em tempos de pandemia.

Isso quer dizer que, muitas pessoas acessam os marketplaces, e por isso, o que as fazem decidir pela compra tem relação ao que vê dentro destes apps, como o seu delivery logo.

Um cardápio atrativo, bom preço, avaliações do restaurante, enfim… Com essa realidade, outros tipos de propaganda delivery perdem um pouco da sua relevância.

No entanto, focando na imagem do seu delivery dentro das plataformas de comida, você não gasta nada a mais, e atrai muitas vendas.

Por isso, podemos afirmar que utilizar plataformas de entrega de comida representam um marketing efetivo, e com um sistema que ofereça integrações, é possível utilizar esse meio ao máximo.

4. Atendimento prático e assertivo

Apesar de ser um delivery, o atendimento sempre será um componente fundamental para o sucesso de um negócio.

Com um sistema para restaurantes, é possível tornar todo o processo, desde a compra, até o recebimento, muito mais agradável ao cliente.

Pensando nisso, um ponto que pode ser muito importante é a criação de um site próprio para o seu restaurante. 

Fazer isso aumenta as suas vendas delivery, e acima de tudo, traz mais credibilidade à sua marca.

Tendo um site de vendas próprio, que aceite as principais formas de pagamento, você evita gastar mais com taxas que antes seriam descontadas nos pedidos via apps de delivery.

O link do seu site pode ser vinculado às suas redes sociais e compartilhado facilmente com os clientes. Para incentivar o público a comprar através dele, é possível fazer promoções.

E o melhor, é que como você gasta menos com taxas vendendo pelo seu próprio site, fica muito mais fácil oferecer estes descontos sem diminuir a lucratividade.

Mas não é todo o sistema para restaurante que oferece essa funcionalidade, viu? 

A SAIPOS criou o app delivery ou pedido online especialmente para tornar a venda mais fácil e personalizada para o seu negócio. Clique no banner e saiba mais!

 

 

5. Clareza de resultados

Certamente em algum momento você se viu confuso com tantas planilhas e dados para analisar no final do mês.

Quando isso acontece, é normal ficar em dúvida sobre como vai realmente o andamento das vendas delivery e de toda a parte financeira do seu negócio.

Com um sistema para delivery, essa questão fica muito mais simples. 

E o motivo é que, além de existirem soluções relacionadas a controle de estoque, controle de vendas e controle financeiro, é possível emitir relatórios de acordo com o período desejado.

Veja alguns dos relatórios que mais fazem diferença no dia a dia do seu delivery:

Relatório de vendas por área de entrega

O relatório de vendas por área de entrega é fundamental para que você entenda mais sobre o seu público alvo.

Se a sua ideia é montar um segundo delivery, esse relatório não pode faltar, já que assim você consegue entender qual localização comporta maior parte dos clientes.

Assim, fica mais fácil vender com assertividade gastando menos com a entrega, e entregando em menos tempo.

Tendo essa informação, é possível criar campanhas de venda direcionadas para este público, por localização.

Clique no banner e receba grátis nosso material sobre Como vender por Geolocalização!

 

Relatório de vendas por período

Acompanhar o crescimento das vendas delivery é algo que não dá para ficar em segundo plano. 

Se o relatório mostra queda nas vendas de um mês para o outro, é necessário identificar o que motivou a mudança.

Somente assim ficará claro se há motivos para comemorar, ou se é preciso rever algumas estratégias de venda.

Relatório de vendas por valor

O relatório de vendas por valor ajuda a analisar o ticket médio dos seus clientes. 

Do mesmo modo, após criar estratégias para levantar o valor, esse tipo de relatório permite entender se houve efeito real sobre a ação.

Relatório de cancelamentos

Tudo que um delivery não precisa é de cancelamentos. Por isso, é importante analisar esse dado mês a mês.

Fazendo isso, será mais fácil de entender o que motivou os cancelamentos dentro do período, o que possibilita a criação de um plano para diminuir o problema.

6. Precisão e redução de falhas

Qualquer processo que tenha como base a ação humana, é sujeito a erros. 

Com isso em mente, utilizar um sistema de gestão para restaurantes diminui consideravelmente os conflitos dentro do seu negócio.

Além de evitar problemas tanto na logística de entrega, como na cozinha, um software ainda é fundamental para apontar problemas que podem nem terem sido percebidos por você e sua equipe.

Mais que isso, uma boa ferramenta de gestão para restaurantes torna o seu estabelecimento muito mais profissional e evita que questões importantes passem em branco.

Um exemplo é a emissão de notas fiscais eletrônicas, que pode se tornar uma etapa complicada caso não haja a devida experiência.

Com um software de gestão para restaurantes, esse processo se torna automático e muito simples.

Vale a pena investir em um sistema para restaurante?

Sem dúvidas, a resposta é sim! Muitos donos de restaurante se enganam achando que é possível lidar com um delivery sem ter uma ferramenta de gestão.

No entanto, fazer a escolha errada é sinônimo de confusão na certa. É impossível aumentar as vendas delivery e impulsionar o seu negócio tendo que cuidar de tudo de forma manual.

Portanto, não dá para negar que investir em um sistema compensa muito. E isso acontece porque o valor gasto com ele volta em proporções muito maiores com impacto no faturamento.

Como fazer uma boa escolha de sistema para delivery?

Existem várias opções de sistemas para restaurante no mercado. No entanto, para escolher bem, você precisa estar de olho no que busca para o seu negócio.

Observar com um olhar criterioso todas as etapas do seu processo que poderiam melhorar, o que não vai bem na gestão, as dificuldades da equipe e o que desprende mais tempo.

Com essa análise, vá em busca das possibilidades que melhor apresentam uma solução para seu delivery

Lembre-se que um sistema para o seu delivery estará andando lado a lado com todas as atividades realizadas dia a dia, então escolher bem é muito importante.

Preze pelo bom atendimento do serviço:

O software escolhido precisará oferecer um bom suporte para o seu restaurante.

Considere as inovações:

Procure um serviço que enxergue além das suas demandas atuais, oferecendo soluções para problemas que irão chegar após atingir proporções maiores.

Seja tecnológico:

A tecnologia existe para facilitar os processos do seu delivery, e um delivery tem tudo a ver com tecnologia.

Por isso, use esse critério como um ponto alto na hora de escolher o sistema de gestão para o seu negócio.

Sistema para delivery da SAIPOS

Ao longo deste texto, falamos sobre várias questões que podem receber vantagens ao utilizar um sistema de gestão para restaurantes.

No entanto, muitas funcionalidades são difíceis de encontrar na maioria dos softwares.

Por isso, vamos te falar um pouco sobre um dos melhores sistemas que existem atualmente: o software da SAIPOS.

Esse sistema tem soluções para vários tipos de modelo de atendimento, podendo ser um sistema para restaurante, delivery, pizzaria e outros.

Com ele, além de poder integrar com várias plataformas de entrega de comida, como Ifood, Rappi e Uber Eats, é possível aproveitar os benefícios em todos os setores do negócio.

Veja um resumo de algumas soluções que o sistema da Saipos oferece:

Sistema para controle de caixa Fluxo de caixa Emissão de cupom fiscal
Relatórios financeiros Gestão financeira Controle de estoque e vendas
Relatórios de desempenho Lista de compras e itens mais vendidos Relatórios de forma de pagamento
Relatórios de venda por localização Opções de configuração de loja Relatórios de cancelamento

Além dessas funcionalidades, o Sistema Saipos ainda oferece a opção de site próprio, onde o cliente pode comprar através do pedido online, como citamos antes.

Quer saber mais sobre o sistema que  pode impulsionar suas vendas delivery? Clique no banner e assista uma demonstração!

Resumo

Dicas para Divulgar seu Restaurante - Baixe Grátis!